De acordo com uma equipa de investigadores da Universidade Jonhs Hopkins (Estados Unidos da América) uma única dose oral de vitamina A administrada a bebés pouco tempo depois do nascimento, nos países em desenvolvimento, pode reduzir o risco de mortalidade por todas as causas em cerca de 15%.
No estudo participaram 15937 recém-nascidos do noroeste do Bangladesh, sendo que uma parte da amostra recebeu uma dose de 50.000 Unidades Internacionais (UI) de vitamina A e a outra placebo.