ON | «A obesidade é um peso muito além do peso. Falta atuação governamental»

24 Maio 2016

De facto, se em todo o mundo quase dois mil milhões de adultos tinham excesso de peso em 2014, dos quais 600 milhões eram obesos, só Portugal contabilizava cerca de 1,4 milhões.

A obesidade é, efetivamente, um dos maiores desafios do século no âmbito da saúde pública, com um peso que vai muito para além da balança. E a verdade é que as implicações desta doença estendem-se a problemas de outros foros, com grandes repercussões no âmbito dos encargos económicos individuais e para o próprio Serviço Nacional da Saúde, e com consequências que se alastram a outras patologias.

As doenças cardiovasculares continuam a ser a principal causa de morte em Portugal e a obesidade encontra-se intrinsecamente associada a esta patologia. Saliente-se que um em cada três portugueses sofre de hipertensão arterial, 47% dos utentes dos cuidados de saúde primários possui colesterol elevado e aproximadamente 13% destes utentes apresenta os triglicerídeos elevados. Outro exemplo claro das consequências de um estilo de vida pouco saudável, com práticas alimentares não recomendadas, é o facto de mais de 1 milhão de portugueses, entre os 20 e os 79 anos, sofrerem de diabetes.

Notícia | Ordem dos Nutricionistas