Manuais Técnicos APN | Lançamento Manual de Dietas

04 Maio 2017

Um Manual de Dietas representa um compêndio de diferentes tipologias de dietas que resultam do conjunto das necessidades nutricionais dos utentes assistidos na Unidade de Saúde ou no domicílio.

Em 2003, a Associação Portuguesa dos Nutricionistas apresentou uma proposta de linhas de orientação para a elaboração de um Manual de Dietas, tendo sido elaborado por um conjunto de alguns Nutricionistas.

Passado mais de uma década desta primeira proposta de orientações, a Associação Portuguesa dos Nutricionistas entendeu reavaliar este documento de forma a promover uma atualização de nomenclatura, conceitos e recomendações à luz dos conhecimentos atuais e face ao desenvolvimento dos últimos anos em matéria de prestação dos cuidados de saúde em Portugal. Desta forma, criou-se novo Grupo de Trabalho, composto por Nutricionistas com reconhecido percurso e mérito na área clínica, com especial enfoque no contexto hospitalar.

Com as experiências individuais reunidas num pensamento coletivo foi possível a concretização destas linhas orientadoras, através do contributo das colegas Ana Pereira, Carla Pedrosa, Graça Ferro, Isabel Fonseca, Paula Alves, Sandra Lourenço, Sílvia Brandão, Teresa Themudo e com o apoio da Secretária-Geral da Associação Portuguesa dos Nutricionistas, Helena Real.

Com este novo documento, com indicações para a população adulta, pretende-se promover a uniformização de nomenclatura, conceitos e recomendações, alargando o âmbito da utilização do Manual de Dietas para além dos Hospitais, proliferando em outras Unidades de Saúde, como as Unidades de Cuidados Continuados Integrados ou os Lares, servindo de referencial para os profissionais de saúde que trabalham nesta área.

O documento "Linhas orientadoras para a construção de um Manual de Dietas" pretende ser uma ferramenta de auxílio primordial para os Nutricionistas, traduzindo a evolução de conhecimentos e reforçando a necessária uniformização de procedimentos e intervenções.

De salientar o apoio institucional do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável da Direção-Geral da Saúde a este documento, o que contribuirá para o reforço da mensagem e para a disseminação deste documento junto dos profissionais e das instituições de saúde.

Download do Manual