Home    
APN no Facebook APN no Linkedin APN no Instagram APN no Youtube APN no ISSUU
 
Ano Internacional das Frutas e Hortícolas  



A Associação Portuguesa de Nutrição preparou uma campanha de promoção do consumo de frutas e hortícolas,

no âmbito das celebrações do Ano Internacional das Frutas e Hortícolas, promovido pela FAO, para 2021.



Ano Internacional das Frutas e Hortícolas

A Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas declarou 2021 como o Ano Internacional das Frutas e Hortícolas, na Resolução A/RES/74/244. Este ano foi destacado com o propósito de aumentar a consciencialização sobre o papel das frutas e dos hortícolas na alimentação, na saúde e no acesso a estes alimentos e, simultaneamente, alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

As frutas e os hortícolas são fundamentais para uma alimentação completa, equilibrada e variada, apresentando inúmeros benefícios para a saúde, devido à sua composição nutricional, rica em fibras, vitaminas e minerais e outros compostos. Estes alimentos fazem parte da gastronomia de todos os países do mundo. Contudo, o seu consumo encontra-se globalmente abaixo das 400 g/dia recomendados pela Organização Mundial da Saúde, contribuindo para o aumento de doenças crónicas não transmissíveis, sendo, portanto, crucial a promoção do seu consumo.

Paralelamente, a produção destes alimentos desempenham um papel importante no ambiente, na inclusividade e na produtividade, através das práticas agrícolas, da biodiversidade, da utilização de recursos naturais, do acesso de pequenos agricultores e empresas agrícolas a mercados viáveis, da qualidade dos alimentos ao longo de toda a cadeia de abastecimento alimentar, da acessibilidade destes alimentos às populações mais vulneráveis, da gestão de perdas e desperdícios e do desenvolvimento económico e tecnológico à escala global.




Frutas e Hortícolas na Alimentação Diária

O consumo de frutas e hortícolas, de acordo com as porções recomendadas pela Roda da Alimentação Mediterrânica, acarreta inúmeros benefícios para a saúde, devido às suas propriedades nutricionais. Estes alimentos são fontes de fibras, vitaminas (por exemplo: A, ácido fólico), minerais (por exemplo: cálcio, ferro) e compostos antioxidantes, que contribuem para a manutenção da saúde ao longo da vida, através da melhoria da saúde mental, saúde cardiovascular, sistema imunitário e saúde intestinal, da diminuição do risco de obesidade e diabetes, conferindo, ainda, um efeito protetor para doenças oncológicas.


As recomendações da Roda da Alimentação Mediterrânica apontam para um consumo diário de 3 a 5 porções de frutas e 3 a 5 porções de hortícolas.

1 porção de hortícolas representa:

  •  2 chávenas almoçadeiras de hortícolas crus (180g)
  •  1 chávena almoçadeira de hortícolas cozinhados (140g)

1 porção de fruta representa:
  •  1 peça de fruta - tamanho médio (160g)




Com vista à promoção do consumo de frutas e hortícolas, estão a ser desenvolvidos, ao longo do ano 2021, diversos materiais que suportam esta iniciativa:

Infografias


Fruto vs Fruta Hortícolas: Legumes e Hortaliça Frescos vs Processados

Fruta de cor vermelha Fruta de cor laranja / amarela Fruta de cor roxa / azul Fruta de cor verde Fruta de cor branca



Webinares