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Hidratos de Carbono  

Principais funções no organismo: Principal fonte de energia para a realização das funções do organismo.Fontes alimentares: provêm essencialmente de alimentos de origem vegetal como os cereais e seus derivados (arroz e massa, farinha, pão, flocos de cereais), tubérculos (batata, inhame, etc.), leguminosas secas (feijão, grão de bico, ervilhas, etc.), fruta.

Tipos de hidratos de carbono-hidratos de carbono simples:constituídos por um ou dois açúcares simples, são absorvidos mais rapidamente pelo nosso organismo e existem essencialmente na fruta (frutose), no leite (lactose), no açúcar comum (sacarose).-hidratos de carbono complexos:constituídos por cadeias longas de açúcares são mais lentamente absorvidos pelo nosso organismo. O hidrato de carbono complexo mais comum é o amido que existe essencialmente nos cereais e seus derivados (arroz e massa, farinha, pão), nas leguminosas secas (feijão, grão de bico, ervilhas, etc.), tubérculos (batata, inhame, etc.), frutos e hortícolas.-hidratos de carbono complexos e indigeríveis: hidratos de carbono complexos que o organismo é incapaz de digerir, como por exemplo as fibras. Existe apenas em produtos de origem vegetal como cereais e derivados integrais (pão escuro, arroz e massa), leguminosas como o feijão, grão de bico, favas e lentilhas, frutos e produtos hortícolas.
Benefícios para a saúde: Importante no controlo do peso, na prevenção da obstipação, no controlo da glicemia, na diminuição do colesterol plasmático e na diminuição do risco de desenvolvimento de determinados tipos de cancro.

Alguns conselhos:- Priveligie o consumo de hidratos de carbono complexos em detrimento de hidratos de carbono simples.- Numa alimentação equilibrada, 55 a 75% da energia total da dieta deve ser fornecida pelos hidratos de carbono, e os hidratos de carbono simples devem fornecer <10 % do aporte total de hidratos de carbono totais.