2022 Ano Internacional da Pesca e da Aquicultura Artesanais

2022 Ano Internacional da Pesca e da Aquicultura Artesanais





A Associação Portuguesa de Nutrição preparou uma campanha de sensibilização, informação e promoção de consumo responsável de pescado, no âmbito das celebrações do Ano Internacional da Pesca e da Aquicultura Artesanais, promovido pela FAO, para 2022.

Ano Internacional da Pesca e da Aquicultura Artesanais

A Assembleia Geral das Nações Unidas declarou 2022 o Ano Internacional da Pesca e da Aquicultura  Artesanais (IYAFA 2022). A FAO é a agência líder para comemorar o ano em colaboração com outras organizações e órgãos relevantes do sistema das Nações Unidas.

O IYAFA 2022 visa aumentar a consciencialização sobre o papel da pesca e da aquicultura em pequena escala, fortalecer a interação ciência-política, capacitar as partes interessadas a agir e construir novas e fortalecer as parcerias existentes. O IYAFA 2022 também pode atuar como um trampolim para a implementação do Código de Conduta para a Pesca Responsável e documentos relacionados, como as Diretrizes Voluntárias para Garantir a Pesca Sustentável em Pequena Escala no Contexto da Segurança Alimentar e Erradicação da Pobreza, e tomar ações concretas para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) ao entrarmos na última década de ação para cumprir a Agenda 2030. Também se enquadra na Década da Agricultura Familiar das Nações Unidas, as duas observâncias irão se reforçar mutuamente, proporcionando maior visibilidade aos pescadores artesanais de pequena escala, piscicultores e trabalhadores da pesca.

Os pescadores de pequena escala, piscicultores e trabalhadores da pesca possuem um enorme potencial para promover mudanças transformadoras em como, por quem e para quem peixes e produtos pesqueiros são produzidos, processados e distribuídos - com efeitos positivos em cascata sentidos em todo o sistema alimentar global.

O slogan oficial que marca o Ano Internacional da Pesca e Aquicultura Artesanais, “Pequena em escala, grande em valor”, destaca a importância da pesca artesanal e da aquicultura em pequena escala para nossos sistemas alimentares, meios de subsistência, cultura e meio ambiente.



Pescado na Alimentação Diária
O pescado integra o grupo das “Carnes, Pescado e Ovos”.
A Roda da Alimentação Mediterrânica recomenda a ingestão de 1,5 a 4,5 porções diárias de alimentos deste grupo.

UMA PORÇÃO CORRESPONDE A:
• 25 g de carnes ou pescado cozinhados
• 1 ovo – tamanho médio (55 g)
• 30 g de carnes ou pescado crus.

Infografias

As principais espécies de pescado em Portugal

Produção Nacional de Pescado - Primavera

Produção Nacional de Pescado - Verão

Produção Nacional de Pescado - Outono

Produção Nacional de Pescado - Inverno

Ostra

Pescado: Como reaproveitar?

Dia Nacional do Mar

Guias

5 Questões sobre o Polvo

Sardinha à Lupa

Cavala à Lupa

Atum à Lupa

Bacalhau à Lupa

Webinar

Consumo e Pesca Sustentável - do Mar ao Prato
Assistir à gravação